sábado, 9 de maio de 2009

9° Encontro do Tecendo Redes


A Luz do tema "Saúde", o nono encontro reuniu novos colaboradores que puderam nos atualizar sobre a realidade dos trabalhadores sob nova administração: as OS's(organizações sociais). Fica muito claro que os profissionais estão fazendo o possivel para não afetar a população durante o processo de mudança. Porém uma das maiores preocupações do movimento de saúde é que se mantenha o diálogo entre os gerentes de cada unidade, fato este que na maioria das vezes não vem sendo realizado. A saúde não pode ser fragmentada, nem em seu cunho fisico/mental, nem em seu cunho administrativo, a igualdade só será respeitada sendo tratada de forma ÚNICA, essa é a missão que estrutura o sistema ÚNICO de saúde. A população tem o direito a proteção e prevenção da saúde, direito esse que foi conquistado com muita luta. A privatização da saúde não deve diferenciar, ou dividir a população por região ou por tipo de administração.
Muito foi conquistado, porém a muito a se conquistar, por isso reforçãmos a postagem anterior sobre as eleições dos conselhos gestores, candidatem-se, participem e cobrem nossos direitos. É dever da administração de cada unidade fazer com que os conselhos gestores se realizem efetivamente e que a partir deles saibamos dos problemas e dificuldades na saúde como um todo e não individualmente.

Indicação de Filme: Politicas de Saúde no Brasil - Um século de luta pelo direito à saúde. (Temos disponível para emprestar)

Um comentário:

  1. Parabéns pela inciativa do CDHS, acretitamos que este seja o caminho para superar a dificuldade de garantir dos direitos da criança e adolecentes, numa cidade com pessoas que se inspiram na luta por direitos, cidadania e justiça social. Prof. Matias Vieira

    ResponderExcluir