quarta-feira, 17 de março de 2010

Mês Internacional da Mulher


Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Em 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist matou 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001 com a queda das torres gemeas.É provável que a morte das trabalhadoras da fabrica tenha sido incorporado ao imaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher. Porém a ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.

Grandes lutas foram travadas pelas mulheres e vinte anos depois, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional da Mulher como sendo 8 de março.

A cor Lilás como Simbolo da Luta Feminina

Por que não vermelho? Porque vermelhas eram as bandeiras das mulheres da Internacional. A cor lilás na luta das mulheres tem uma origem engraçada. Em 1908 lutadoras pelo direito de voto escolheram o lilás, o verde e o branco como símbolo de sua luta. O lilás se inspirava na cor da nobreza inglesa, o branco simbolizava a pureza da luta feminina e o verde a esperança da vitória.

Historicamente, vamos reencontrar a cor lilás na retomada do feminismo, nos anos 60 e 70. O vermelho estava muito ligado aos Partidos Comunistas que pouco apoiavam às lutas específicas das mulheres. No movimento feminista havia uma forte crítica à prática da maioria dos partidos e sindicatos. Muitos movimentos se organizaram de forma autônoma, lutando para garantir sua independência.

Assim, várias feministas adotaram a cor lilás, como uma nova síntese entre a cor azul e rosa. O vermelho das bandeiras das mulheres da Internacional foi esquecido. Na década de 70, as mulheres socialistas reafirmavam a origem socialista do 8 de Março, ao mesmo tempo em que várias delas assumiam a cor lilás como cor específica da luta feminista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário