Mesmo com muita chuva e a noite os representantes passearam pelas vielas e puderam constatar a realidade das familias que vivem a margem do córrego e estão ameaçadas a serem removidas. Que natal passarão essas familias?
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
CDHS promove o "1° encontro das Mulheres de Sapopemba"
CDHS conclui a penultima fase do projeto "Cultura de Paz" levando a classe vencedora da gincana ao Tribunal de Justiça
A ultima fase do projeto preve formação em Direitos Humanos com os Pais focado nos temas familiares e de proteção a criança e adolescente.
O sucesso do projeto deu o Prémio de Direitos Humanos a escola, com isso fica aqui um convite a todos os orgãos de educação para que se aproximem de nossa comunidade através de nossa instituição, participando e usufruindo de nossos serviços como exemplo as formações. Conheça mais sobre nós.
Saiba mais sobre o projeto em:
http://cdhsapopemba.blogspot.com/2009/04/projeto-educacao.html
Representante da Central da Anistia Internacional visita o Brasil
O CDHS estava presente e pode apresentar os problemas referentes a nossa região de sapopemba. Dentre os assuntos Tim referiu a boa imagem do Brasil lá fora, fato este que anda dificultando o investimento externo em projetos sociais no Brasil, disse também que a partir dos problemas lançados na reunião terá argumentos para questionar esta falsa maquiagem de que "está tudo bem no Brasil".
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
IRREGULARIDADES NO ATENDIMENTO DE FAMILIAS EM SITUAÇAO DE RISCO NA FAVELA DO PARQUE SANTA MADALENA, DISTRITO DE SAPOPEMBA, SÃO PAULO/SP
Dos Fatos
Na madrugada do dia 08 de dezembro, em decorrência da constante chuva e da ausência de condições dignas de moradia, um barraco desabou na favela Parque Santa Madalena, no distrito de Sapopemba, Zona Leste da Capital Paulista. O local é conhecido como Viela II ou Rua Nova na Av. Custodio de Sá e Faria.
Houve intervenção do corpo de bombeiros e da Defesa Civil.
As chuvas continuaram durante todo o dia, agravando ainda mais a situação das precárias moradias na favela.
Técnicos da Prefeitura visitaram o local e a Defesa Civil declarou que trata-se de situação de alto risco, podendo a qualquer momento desmoronar mais barrancos.
Funcionários/as da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social junto com Representantes da SubPrefeitura estiveram no local e constatando situação de vulnerabilidade das famílias e do risco de morte, solicitaram que os moradores/as fossem realizar o cadastro social na Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, que está localizada a 40 minutos (de ônibus) do da favela do Parque Santa Madalena. Não foi oferecido transporte para as pessoas.
Após queixas da população, os funcionários/as da Secretaria providenciaram o atendimento in loco, realizando o cadastramento de 47 famílias em situação precária e com as casas interditadas.
O Subprefeito da região, Sr. Wilson Pedroso, visitou o local. A Defesa Civil recomendou que as famílias saíssem de suas casas para se abrigarem em outro lugar ou em casa de familiares, sem oferecer alternativas de alojamento, ainda mais se tratando de famílias de baixa renda, boa parte migrante, sem ter sequer parentes na região.
Ao final do dia, com a chuva ininterrupta as famílias continuaram na região aguardando a intervenção do Poder Público Local, para indicar o local para alojamento, sendo assegurado o mínino de condições para o descanso noturno.
No cair da noite os funcionários/as da Secretaria obtiveram autorização (tardia) para o alojamento das famílias na Escola Municipal “Heraldo Barbui”, localizada na Rua Cristovão de Vasconcelos, nº 86, que fica próxima há favela.
Chegando ao local de alojamento indicado, as famílias perceberam que se tratava de prédio aparentemente abandonado, sem o mínimo de condições sanitárias e estruturais para o alojamento provisório das famílias com cerca de 290 pessoas, entre mulheres, idosos e crianças.
O local era parte da referida escola e está com construção agendada para ser transformada futuramente em creche. Não possuía ambientes limpos, não havia água (o registro foi retirado), não havia alimentação e colchões para os moradores/as que estavam desde 3h da manhã, afastados de suas casas diante da enorme calamidade.
As 18h todas as autoridades públicas retiram-se do local, inclusive a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
Quando questionado, o Subprefeito afirmou que iria colocar sua equipe em risco. Enquanto isso, os moradores/as continuavam sem assistência necessária, tendo apenas como alternativa àquela calamidade o relento da rua em dia chuvoso. Tiveram sorte apenas pequena parcela dos moradores/as que possuíam familiares próximos.
As 19h30 um novo deslizamento ocorreu, um barraco foi ao chão e a pessoa teve de ser socorrida rapidamente pelos moradores/as que estavam no local até a chegada da Equipe do Resgate. A pessoa foi encaminhada para o Hospital com vida.
O Corpo de Bombeiros também foi atender a ocorrência, mas a vítima já havia sido socorrida, sendo novamente alertado do risco de novos desabamentos para os moradores/as da região, sendo ofertado tão somente as instalações inadequadas de uma escola municipal, ainda que no prédio ao lado, tinha-se parte integrante da escola, funcionando com a ministração de aulas.
Na região havia as seguintes escolas em condições de uso: EMEF “Brasilio Machado Neto”, EMEF “Arlindo Caetano Filho”, EMEF “Armando de Salles Oliveira”, EE “Romeu Montoro”, EE “Julieta Farão”, EMEI “José Clemente Pereira”.
Diante da cessação das chuvas e sem alternativas adequadas para alojamento, algumas famílias retornaram para suas casas, esperando o amanhecer para retornarem ao trabalho. Outras famílias foram para escola e ficaram aguardando providencias do Poder Público Local, sendo que somente a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social conseguiu providenciar 01 lanche composto de 01 “todinho, uma maça e um pão com queijo e apresuntado” e para as crianças leite com açúcar e bolachas. Tanto o lanche como os colchonetes chegaram ao local 2h da manhã de hoje (dia 09/12/2009). Enquanto que a limpeza do local foi providenciada somente às 8h da manhã de hoje.
As 8h da manhã também chegaram ao local 05 viaturas da Polícia Militar, sendo que 01 viatura da Guarda Civil Metropolitana permaneceu no local a noite inteira.
Até o momento está indefinida a situação das famílias que possuem barraco em área de risco. E para agravar a situação, está previsto mais pancadas de chuvas nos próximos dias.
Histórico da Região
A favela do Parque Santa Madalena localiza-se dentro de duas encostas (morros), sendo geologicamente marcada por um grande declive que resulta na existência de nascentes (hoje córrego) no encontro dos morros.
Segundo Mapa da Vulnerabilidade Social de 2004 do Município de São Paulo, a região está classificada no grupo de alta privação e presença de famílias adultas, e com alto índice de privação socioeconômica. A maioria das famílias recebe até 01 salário mínimo como renda.
As favelas da região de Sapopemba, especialmente a do Parque Santa Madalena, existem há mais de 40 anos e a política de habitação é ínfima. Para piorar a situação a política adotada para as famílias que moram em situação de risco é vergonhosa e ao mesmo tempo é um crime contra os cofres públicos, vez que o valor da indenização (R$ 5.000,00) não permite a compra de uma outra moradia que não seja em área de risco. É necessário recordar que antigamente a Prefeitura só indenizava as famílias quando um engenheiro da própria prefeitura fazia a vistoria na nova moradia. Atualmente, muitas famílias pegam o dinheiro e por falta de opção, não conseguem adquirir outra moradia sem ser em região de risco.
Das Ações Em Curso
Em outubro de 2006, após o deslizamento de terra e desabamento de barracos, fato que resultou somente na interdição de 69 barracos na favela do Parque Santa Madalena, foi apresentada para o Ministério Público representação (Autos nº 115-00 – 4º PJAGENDA 02), a fim de apurar irregularidades na Política Habitacional e Assistencial e violação no direito à habitação dos moradores da favela do Parque Santa Madalena, provocada pela omissão do Poder Público.
Em 10 de fevereiro de 2007, foi realizada Audiência Pública Comunitária, organizada por movimentos e organizações locais, a fim de denunciar a falta de Políticas Públicas nos bolsões de miséria de Sapopemba. Oportunidade na qual foi oferecido representações para o Ministério Público incluindo questões de moradia (Procedimento 45/2007 – GAEIS), a fim de apurar irregularidades na ausência de serviços públicos essenciais na região de Sapopemba. O direito à moradia associado a outros direitos, essenciais ao desenvolvimento e promoção da vida foram objeto de demandas apontadas pela população local para as autoridades públicas competentes, inclusive Secretárias Estadual e Municipal de Habitação. Até hoje não houve resposta do Poder Público acerca das questões apresentadas na Ata Síntese da referida Audiência Pública.
É inegável a existência de demanda habitacional na região, fato comprovado pelo cadastro de 119 famílias no Programa “Minha Casa, Minha Vida”, no site da Secretária Municipal de Habitação do Município de São Paulo.
Das Considerações Finais
Ante o exposto, requer-se a intervenção de Vossa Excelência, no sentido de providenciar o alojamento provisório e adequado com higiene e alimentação para as famílias que possuem barracos em situação de risco. E ainda, requer-se o atendimento imediato das referidas famílias em programa habitacional popular, e para evitar o ciclo de movimentação e vulnerabilidade humana, requer-se a viabilização da urbanização da referida favela, a fim de evitar novas ocupações e riscos futuros em decorrência do déficit habitacional no município de São Paulo.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
CARTILHA BENEFICIO PREVIDENCIARIOS
Esperamos que cada pessoa que tenha acesso a esta cartilha possa levar este conhecimento aos seus familiares e amigos. A solidariedade de sempre nos proporciona um mundo melhor.
Após diversas solicitações de cidadãos (ãs) de todo o Brasil, o CDHS em parceria com o OVP (Observatório de Violência Policial de São Paulo) e o CDDH Campinas (Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas) estão disponibilizando para você a Cartilha de Benefícios Previdenciários em formato eletrônico. Para isto basta baixar a cartilha nos seguintes sites:
http://www.cddhcampinas.org/CN02/download/dow_list.asp
http://www.ovp-sp.org/cartilha_direitos_previdenciarios.htm
Dúvidas, reclamações ou sugestões ligue para o CDHS: (11) 2703-6654.
Equipe Executiva.
IX Prêmio de Direitos Humanos do Sapopemba E Cartilha Direitos da Mulher
IX Prêmio de Direitos Humanos do Sapopemba
e Lançamento da
Cartilha Direitos da Mulher
Dia: 11/12/2009 Horário: das 19h30 as 21h30
Local: Comunidade Santa Rosa de Lima
Rua Serro Frio, nº 318
(Próximo ao Terminal Sapopemba/Teotônio Vilela, atrás do Compre Bem)
Jd. Adutora, São Paulo/SP
(Dúvidas, sugestões e reclamações, ligue 2703-6654)
COMPAREÇA! APRECIE! PROMOVA! GARANTA TUA PARTICIPAÇÃO!
“Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades sem distinção de qualquer espécie, raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição (...)”.
(Artigo II da Declaração Universal dos Direitos Humanos)
Promoção: Centro de Direitos Humanos do Sapopemba - CDHS “Pablo Gonzáles Olalla”
Filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos - MNDH
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Serviços Gratuitos sem fila? Onde?
Casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e
esperar um tempão na fila.
O Cartório Eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br
Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia,
on-line. Cópias de certidões de óbitos,imóveis, e protestos também
podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o
documento chega por Sedex.
Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.
2. DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA
Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são
importantes...
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO
VERDADEIRAMENTE GRATUITO.
Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.
3. Importante: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá
gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???
Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98
que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a
apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª
via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).
Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser
autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/
Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
A LUTA CONTINUA - Movimento de Saúde pede intervensão do Conselho Municipal de Saúde para construção do Posto de Saúde no Pró Morar
A luta do movimento pela construção do posto de saúde no Pro Morar, foi incluida na pauta da reunião, onde o conselho ouviu, discutiu e votou unanimemente a favor da causa.
A luta então não é mais somente do movimento de saúde da região sudeste, e sim de todas as regiões e do Conselho Municipal de Saúde que aderiu oficialmente a causa.
Veja documentário completo, dividido em 4 partes:
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
A Caravana em defesa do SUS passa por São Paulo
Vamos deixar?!
Titãs - Pelo avesso
Vamos deixar que entrem
Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem
Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem
O que eu construi pra mim
Que joguem lixo
Que destruam o meu jardim
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Vamos deixar que entrem
Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa
E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem
Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis
E queimem tudo o que restar
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
O mesmo desespero
Vamos deixar que entrem
Como uma interrogação
Até os inocentes
Aqui já não tem perdão
Vamos pedir que quebrem
Destruir qualquer certeza
Até o que é mesmo belo
Aqui já não tem beleza
Vamos deixar que entrem
E fiquem com o que você tem
Até o que é de todos
Já não é de ninguém
Pedir que quebrem
Mendigar pelas esquinas
Até o que é novo
Já esta em ruinas
Vamos deixar que entrem
Nada é como você pensa
Pedir que sentem
Aos que entraram sem licença
Pedir que quebrem
Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas
Quem é que pode estar seguro?
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
O mesmo desespero
terça-feira, 22 de setembro de 2009
DIA MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE - 09 de OUTUBRO
DIA MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE
NÃO ÀS CHACINAS, ÀS EXECUÇÕES SUMÁRIAS E ÀS MORTES SOB CUSTÓDIA DO ESTADO.
No dia 10 de Outubro de 2.009, milhares de pessoas no mundo se reunião em um grande movimento para dizer NÃO A PENA DE MORTE. No Brasil, a Constituição Federal de 1.988 proíbe a pena de morte (artigo 5º, inciso XLVII). Entretanto, podemos dizer que ela tem sido usada ilegalmente sob a forma de chacinas, execuções sumárias e mortes de pessoas que se encontram sob custódia do Estado, mortes que estão relacionadas com a tortura e maus tratos, com as condições degradantes a que são a que são submetidos os detentos; mortes de adolescentes nas unidades da FEBEM; mortes de pessoas internadas em manicômios e casas de internação.
As Vítimas dessa pena de morte são, em sua grande maioria: jovens entres 15 a 24 anos, moradores das periferias das grandes cidades, afrodescendentes em sua grande maioria e pobres no geral. A impunidade em relação aos casos de homicídios nas periferias é enorme, não existe estímulo por parte dos organismos investigadores do Estado em revelar a autoria de tais mortes, muitas vezes porque existe o envolvimento de policiais.
Somente com forte pressão da sociedade civil, comunidades organizadas e entidades de defesa dos direitos humanos é que mobilizaremos um grande movimento contra essa barbárie.
Participe da audiência pública que discutirá essa questão com autoridades e representantes do Poder Público seguido da caminhada para o ato ecumênico e inter-religioso.
Atenção na data correta :
DATA : 09 DE OUTUBRO, ÀS 14:00 HORAS.
LOCAL: SECRETARIA DA JUSTIÇA (Espaço da Cidadania).
Pátio do Colégio, 184 - térreo – Centro – São Paulo
Qualquer dúvida entrar em contato na ACAT – Brasil : 011 3101-6084
(Praça Clóvis Belvilacqua, 351, 7. andar, apto. 701).
terça-feira, 8 de setembro de 2009
1ª Conseg define "princípios" e "diretrizes" para segurança pública
Click no link abaixo:
http://www.conseg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1554:1o-conseg-define-qprincipiosq-e-qdiretrizesq-para-seguranca-publica&catid=49:noticias-gerais&Itemid=226
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Turma de Teologia recebe formações do CDHS
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Equipe CDHS
Nossa equipe é formada por dois advogados, Renata, que atende o Plantão Juridico e é reconhecidamente querida pela comunidade, muito calma e paciente. André, responsável administrativo, porém ajuda a todos nós, e é muito bem humorado, alegrando nosso dia a dia. Juliane psicóloga, faz os atendimetos clinicos e em grupo é uma pessoa meiga, e de bem com a vida. Débora, estagiária em Direito, tem um perfil determinante, sempre pronta a colaborar com a equipe, Damázio, recepcionista, porém é acessor para assunto
A direita nosso querido Binho, também quebra um galhão
Estamos aqui para sermos agentes multiplicadores e transformadores, levando informação a população carente para que a mesma se torne independente, garantindo seus direitos, exercendo seus deveres, enfim sendo cidadãos.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Movimento de saúde conversa com grupo de Jovens da Comunidade Divino Espirito Santo
No ultimo domingo "Dia dos Pais", o CDHS junto com movimento de saúde promoveu debate com o grupo de jovens da comunidade Divino Espirito Santo. Entre os assuntos discutidos, questionou-se como os jovens podem melhorar a sua relação com o outro, com o bairro e assim fazer politica tendo por consequencia a garantia de seus direitos, como exemplo a saúde. Os jovens assistiram o documentário caseiro feito pelo movimento de saúde que mostra a luta em prol da construção do Posto de saúde na região do Pró Morar, e dai a discussão sobre a implicação dos jovens na articulação política.
O maior instrumento que os Jovens podem utilizar para garantia de seus direitos, sejam eles, saúde, moradia, educação, trabalho, entre outros, é a informação, através dela você pode mudar primeiro seu colega, depois sua casa, seu grupo de amigos, seu bairro, sua cidade, seu País.
Abaixo alguns endereços eletronicos para adquirir conhecimento:
Portal da juventude: http://www.juventude.gov.br/
Educação e cidadania de afro-descendentes carentes:http://www.educafro.org.br/
Cultura/ Lazer/ esportes/ cursos/ internet livre/ curriculo/ etc: http://www.sesisp.org.br/home/2006/
http://www.sescsp.org.br/sesc/
Bolsas, capacitação profissional, bolsas de estudo, etc.(Prouni/ Enem/ Enad/ Senac/ Petrobras/ Sebrae):http://portal.mec.gov.br/index.php
http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=0
http://www2.petrobras.com.br/portugues/index.asp
Direitos Humanos
Comissão Municipal de Direitos Humanos: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/cmdh
Centro de Direitos Humanos do Sapopemba: http://cdhsapopemba.blogspot.com/
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE/SP): http://www.justica.sp.gov.br/
Empregos: https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/index.jsp
Moradia
http://www.cohab.pa.gov.br/
http://www.habitacao.sp.gov.br/
http://www.minhacasaminhavida.gov.br/
Saúde
http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/
Ouvidoria: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/ouvidoria/0001
domingo, 9 de agosto de 2009
Como reconhecer uma comunidade
Beatriz Monteiro
“Quanto mais afastadas do centro, mais tranquilas, alegres e coloridas”, conta Victor Dragonetti, fotógrafo que ganhou a tarefa de retratar o ambiente de diferentes comunidades de São Paulo. O projeto virou um grande mosaico de dois metros apresentado para o lançamento do programa Plataforma dos Centros Urbanos, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O evento foi realizado no início de julho, no Centro Cultural São Paulo.
Drago, como também é conhecido, se surpreendeu com as diferentes paisagens visitadas por ele durante o projeto e também pela receptividade da comunidade. O fotógrafo imbuiu-se do espírito colaborativo e “construiu” as imagens com ajuda dos próprios moradores. “Os lugares são inimagináveis. Tão perto dos centros urbanos, mas carentes de informação. Tudo é uma festa. Todos se conhecem. É o verdadeiro sentido de comunidade”, comenta.
Confira as fotos do Drago - arte por Alexandre De Maio:
sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Três anos depois, lei Maria da Penha diversifica perfil de mulheres que procuram ajuda contra violência doméstica
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Consumo! Felicidade ou Infelicidade?
Victor Lebon, analista de vendas, pouco depois da segunda guerra mundial, formulou uma ideologia para impulcionar a economia, que mais tarde se tornaria norma de todo sistema, disse :
"A nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida,
que tornemos as compras e o uso de bens em rituais, que procuremos a satisfação espiritual e de nosso ego no consumo...precisamos que as coisas sejam consumidas, destruidas, substituidas e descartadas a um ritimo cada vez maior".
No episodio de 11 de setembro, morreram milhares de pessoas inocentes em um atentado aos Americanos, o Presidente Bush poderia ter sugerido: Fazer luto, rezar, ter esperança, mas não ele disse: "Façam Compras"
Nosso valor é demonstrado por quanto contribuimos com o consumo...
Assim as coisas hoje são criadas para serem destruidas, intencionalmente ou não. Por exemplo: existem empresas que pesquisam e produzem produtos para durarem pouco, e garantirem a confiabilidade do cliente para que ele compre de novo, ou muda-se a aparencia das coisas para que pareçamos ultrapassados, nos obrigam a jogar fora coisas que ainda são uteis.
Cada ser humano é bombardeado com mais de 3 mil anuncios por dia, e para que serve a propaganda se não para dizer que o que temos não serve? Nos dizem: seu cabelo está errado, sua roupa está errada, sua casa está errada, tudo se resolverá se você for as compras...
Assim, nossa felicidade está declinando, e porque?
Sim temos mais coisas, mas temos menos tempo para o que realmente importa, para o que nos faz felizes, para a familia, os amigos, a natureza, o óssio....estamos trabalhando mais do que nunca, e sabe o que mais fazemos em nossas horas livres? assistimos TV e fazemos compras, dai chegamos no ciclo:
Para termos as coisas trabalhamos, muito, chegamos em casa exaustos e assistimos TV, a TV nos diz: Não é suficiente, você não é bom!, para nos sentirmos melhores então, COMPRAMOS
Estamos ficando infelizes e doentes, fisico e mentalmente, o lixo que produzimos nos traz doenças fisicas, e a nessessidade de consumo, associado ao TER é ser melhor, nos traz violência, guerra, corrupção, injustiça, desigualdade, enfim, doenças mentais....
PENSE NISSO, você é quem move esse ciclo, você pode mudar.
Como terminamos a postagem com doenças mentais, vai ai a musica tema para loucura dos dias de hoje:(veja clipe e musica inteira no link:http://www.youtube.com/watch?v=ioND0cHD7I8)
Estou vivendo no mundo do hospital, tomando remédios de psiquiatria mentaaallll...
Estou vivendo no mundo do hospital, tomando remédios de psiquiatria mentaaallll...
Me amarram, me aplicam, me sufocam num quarto trancado
Socorro sou um cara normal asfixiado
Minha mãe, meu irmão, minha tia, minha tia
Me encheram de drogas e levome promazina
ai ai ai que sufoco da vida, sufoco loco
to cansado de tanta levome promazina....
Mais informações no video "A história das coisas":
http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E
terça-feira, 21 de julho de 2009
CDHS participa do Projeto Meio Ambiente
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Homenagem a Luiz Gonzaga

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/07/homenagem-a-luiz-gonzaga/
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Movimento de Saúde é recebido por chefe de gabinete da Secretaria da Saúde
11° Encontro Tecendo Rede de Sapopemba
terça-feira, 30 de junho de 2009
Assembléia do CDH Sapopemba é exemplo de Transparência e Democracia
CONSELHO GESTOR 2007-2009
Conselho Diretor
Francisca Ivaneide de Carvalho (Presidente)
Cheila Maria Subenko Olalla (Secretária Geral)
Francisco Dionizio da Silva (Tesoureiro)
Jose Helder Angelo (Diretor Suplente)
Laurindo Delmiro Gonçalves(Diretor Suplente)
Conselho Fiscal
Francisco Donizetti Ventura (Conselheira Fiscal)
Adriano Zerbini (Conselheiro Fiscal)
Nikolaus Velsinger (Conselheiro Fiscal)
João Pedro Baresi (Suplente do Cons. Fiscal)
Colabore com o CDHS: Participe das atividades e/ou Contribua financeiramente. Informações para doações, veja ao lado direito.
domingo, 28 de junho de 2009
CDHS participa da reunião mensal do Conselho Pastoral do Setor Sapopemba
As paróquias fizeram uma avaliação de Corpus Christ, que por sinal levou um grande público as paróquias, que puderam renovar o sentido de comunhão através da confecção dos lindos tapetes de serragens. Praticamente todas paróquias tiveram que executar o plano B por causa da chuva, e fizeram o tapete dentro da própria igreja.
Foram discutidos temas para levar a Assembléia Anual do Setor, entre eles atividades do setor, causas da violência e evangelização da Juventude. Além de assuntos para que as paróquias levem a discussão pública, como a construção da Universidade Federal na Zona Leste, e a construção do Metro Leve, no lugar do Metro comum, que chegaria até Sapopemba.
O Prefeito Kassab foi visitar a implantado no Japão do monotrilho, que seria o metro leve que ja está aprovado, saindo edital em julho para a contrução até 2012. A obra seria mais rápida e mais barata que a contrução do metro, com capacidade para 2 milhões de pessoas por dia.
Promete-se minimo impacto ambiental, social e sonoro ja que os trilhos passariam quase no mesmo local que os pontos de onibus e andam sobre rodas de borracha. Porém questiona-se a qualidade do trasnporte, e que não traria desenvolvimento econômico para cidade como traria o metro. Apesar da região ser carente em transporte, o fato de empurrarem essa solução rápida e barata, nunca foi discutido com a população se esse tipo de transporte seria adequado para as necessidades da região. Imaginem um minhocão como o da Av. do estado na Av.Sapopemba, funcionando quase que como onibus comum. Por outro lado até quando esperariamos pelo metro? se é que chegariamos a ver tal obra. O que não dá para admitir mais, é a cada eleição, ficarmos engolindo obras e mais obras, obras burras para eleger esse ou aquele político.
sábado, 27 de junho de 2009
Cinema gratuito em Sapopemba

Neste sábado (27), a sala de cinema realiza as últimas exibições no Jardim Sapopemba (região leste da capital paulista), com uma programação que inclui "Era Uma Vez", em dois horários (14h30 e 20h).
Às 18h30, o público também poderá assistir aos curtas-metragens produzidos por alunos das oficinas itinerantes Tela Brasil de Sapopemba, que participam de aulas e oficinas práticas sobre produção de vídeos desde o último dia 13. A atriz Bruna Lombardi estará presente durante o evento.
Saiba mais sobre a programação:
Sábado (27)
14h30: "Era uma Vez"
18h30: Exibição dos curtas-metragens produzidos pelos alunos
20h: "Era uma Vez"
Cine Tela Brasil - av. Arquiteto Vilanova Artigas, 1.900, Jardim Sapopemba, região leste, São Paulo, SP. 225 lugares. Sáb. (27): 14h30 às 20h. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos. www.telabr.com.br
sexta-feira, 26 de junho de 2009
CAMPANHA DE CARDIOLOGIA
CAMPANHA DE CARDIOLOGIA
em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo.
Objetivo da Campanha: Realizar levantamento do grau de risco da população da cidade de SP, visto que doença cardíaca é a principal causa-morte da nossa população.
Publico Alvo: de 35 à 74 anos, de ambos os sexos, independente de fazer acompanhamento médico ou não.
Local: Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência
Documentos necessários: Cartão SUS (obrigatório) e RG (se tiver)
Contamos com a colaboração de todos para a divulgação desta informação! Vamos garantir o sucesso desta Campanha que é tão importante para nossa população.
terça-feira, 23 de junho de 2009
CDHS dá formação Lei Maria da Penha para mulheres da APAF
A APAF Associação Paulista de Apoio à Família, parceira do CDHS, dá cursos profissionalizantes para mulheres gratuitamente, e já algum tempo pede nossa contribuição para que essas mesmas mulheres sejam informadas sobre seus direitos e principalmente sobre como se proteger contra violência.
saiba mais no site: http://www.apafsp.org.br/index.html
Sucesso do Arraiá em prol da construção do Posto de Saúde no Pró Morar
Entre as 24 de atividades culturais estiveram presentes Sidney(arte educador social - CEDECA) e os meninos do cavaco, tocando um samba de roda muito animado, e a Escola de Samba do projeto Samba(CEDECA NPPE Madalena)também com Sidney no comando.
A festa continuou madrugada a dentro com festa junina e passagem de videos e documentários.
Depois de muito frio na madrugada, o CDHS contribuiu com o movimento dando formação sobre direitos humanos, focando no direito a Saúde.
Finalizando o Evento, Padre Nickolaus celebrou e benzeu o terreno, falando sobre esperança.
quarta-feira, 10 de junho de 2009
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Conferência Livre de Segurança Pública
V - Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de PAZ.
Formam-se grupos de discussão de cada tema e as questões levantadas, as problematicas de cada tema referido é transformado em um documento e enviado a Conferência Nacional de Segurança Pública (www.conseg.gov.br).
Dentre os assuntos assuntos foram tirados os seguintes princípios e diretrizes:
Relação de Princípios Priorizadas pela Conferência Livre de Sapopemba
Reformulação das Polícias, retirando o reflexo da época do militarismo.
Humanização dos policiais por intermédio de formações
Transparência nos dados estatísticos sobre a violência e a devida prestação de contas das Secretarias de Segurança Pública para população
Ações integradas de todas as esferas do poder público junto à comunidade utilizando-se espaços coletivos (Exp: Saúde, Educação, Moradia, etc).
Proibição do uso de armas letais (Desarmamento)
Relação de Diretrizes Priorizadas pela Conferência Livre de Sapopemba
Reformulação na Constituição Federal enfatizando a valorização da prevenção das violências.
Policia Comunitária para monitoramento e prevenção da violência, com participação nas redes locais de promoção de direitos.
Revisão da abordagem policial a partir das formações em direitos humanos e monitoramento das ações policiais, com uso de tecnologia para localização de viaturas e operações policiais.
Criação de uma polícia única com melhor compensação financeira para os policiais.
Revisão estrutural das delegacias e do procedimento investigatório.
Ouvidorias de Polícia transparentes e autônomas, e Corregedorias autônomas e com estrutura adequada para apuração de crimes.
Reformulação dos Conseg’s
Investimentos em meios de conciliação, mediação e arbitragem.
Acesso à justiça. Descentralização da Defensoria Publica.
Movimento de Saúde pela construção da UBS no Pró Morar
As reuniões continuam acontecendo todas as quartaas feiras de as 10hs, e está aberta ao Público. Participem
ATO E MANIFESTAÇAO CULTURAL EM PROL DA UBS NO PRÓ-MORAR JÁ!!
“Art. XXV – Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive (...) cuidados medidos(...)” Declaração Universal dos Direitos Humanos.
MAIS DE 24HORAS DE ATIVIDADES:
VAMOS CHARMAR A ATENÇAO DO PODER PÚBLICO PARA UM DIREITO QUE É NOSSO E QUE NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDO: “DIREITO A SAÚDE”
Inicio: das 10H00 do dia 17 até as 17h00 do dia 18 de junho
Local: Rua Giovanni Nasco, Altura do Nº500 – Pro-Morar
(Ao lado da Paróquia N Sa Santo Rosário)
Reunião Conselho Pastoral de sapopemba
Presença de >>>>>>(a esquerda)
Presentes os Padres representantes das 52 comunidades de sapopemba, a reunião tinha em pauta discutir a programação do mês, como por exemplo a "Semana da Juventude" e a Semana CEB'S.
A Semana da Juventude acontece do dia 1 a 4 de Julho, e este ano ocorrerá em locais separados, em duplas de Paróquias, com o objetivo de trazer mais jovens de cada comunidade e de promover maior qualidade nas apresentações, fechando então no dia 5 de julho com missa unica.
A Semana CEB'S ocorre de 15 a 17 de julho, das 19:30 as 21:45, na Paróquia Imaculada Nossa Senhora de Fátima e Esperança. Terá como tema "O compromisso com a vida e a criação", sendo dia 15 Economia e ecologia, dia 16 Espiritualidade e ecologia, e dia 17 a 12ªEclesial: apresentação do video "O Trem das Sete", debate e fechamento com confraternização. Para semana CEB'S é necessário se inscrever.
Inscrições na própria paroquia ou através dos telefones: Fatima 2143-7047, Divino 2705-7612, Esperança 2703-4831, Cristina 2704-1176
CDHS leva adolescentes para II premio Justiça para todos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
O CDHS parceiro da defensoria Publica do estado de São paulo, participou na quarta - feira 20-05 da II premiação Justiça para todos que tem como objetivo premiar defensores públicos que se destacaram em ações socias.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Oficina de cinema
domingo, 24 de maio de 2009
Conferência Livre de Segurança Pública em Sapopemba
Conferência Livre de Segurança Pública em Sapopemba
Conferência é um espaço de discussão ampla. Possibilita uma gestão participativa. È um debate social que resulta em um balanço e aponta novos rumos para a Segurança Pública.
Data: 03/06/2009 (Quarta-feira) – Horário: das 19h30 as 21h30
Local: EMEI “José Clemente Pereira”. (Próximo a Paróquia da Reconciliação)
Av. Dr. Paulo Colombo P. de Queiroz, nº 320 – Pq Sta Madalena.
Relevância das Conferências Livres
As Conferências Livres são importantes por que:
· Constituem-se num importante instrumento de exercício da democracia, possibilitando a participação dos diferentes atores estratégicos na construção de um novo paradigma em Segurança Pública – trabalhadores da área, sociedade civil e poder público.
· Inovam no modelo tradicional de Conferências, ampliando caminhos e propondo novos formatos para o debate e o envio de proposições diretamente à Etapa Nacional.
· Possibilitam que atores até então distantes dos processos de Conferências
· Nacionais participem, por meio do estímulo à auto-gestão e à parceria inter e intra-institucionais
· Permitem inovações metodológicas e organizativas, diversificando caminhos e ferramentas de participação.
Para obter maiores informações acesse:
http://www.carceraria.org.br (Para baixar Textos, Reflexões e videos sobre Segurança Pública)
www.conseg.gov.br (Para baixar Manual de Orientações para Conferências Livres)
terça-feira, 19 de maio de 2009
Projeto social que ensina boxe chega ao seu terceiro viaduto em SP
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Reunião de Diretoria CDHS
André, Padre Adriano, Chico, Sheila, Renata, Padre Renato (foto tirada por Juliane)
Como de costume, reunem-se uma vez por mês, os membros da diretoria do CDHS para prestação de contas entre outros assuntos, entre eles foi definido as datas para Assembléia Eletiva da diretoria do CDHS, e para conferência livre de segurança pública (veja ao lado em próximos eventos).
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Luiza Possi e Zizi Possi
Virada Cultural "Interior"
sábado, 9 de maio de 2009
9° Encontro do Tecendo Redes
A Luz do tema "Saúde", o nono encontro reuniu novos colaboradores que puderam nos atualizar sobre a realidade dos trabalhadores sob nova administração: as OS's(organizações sociais). Fica muito claro que os profissionais estão fazendo o possivel para não afetar a população durante o processo de mudança. Porém uma das maiores preocupações do movimento de saúde é que se mantenha o diálogo entre os gerentes de cada unidade, fato este que na maioria das vezes não vem sendo realizado. A saúde não pode ser fragmentada, nem em seu cunho fisico/mental, nem em seu cunho administrativo, a igualdade só será respeitada sendo tratada de forma ÚNICA, essa é a missão que estrutura o sistema ÚNICO de saúde. A população tem o direito a proteção e prevenção da saúde, direito esse que foi conquistado com muita luta. A privatização da saúde não deve diferenciar, ou dividir a população por região ou por tipo de administração.
Muito foi conquistado, porém a muito a se conquistar, por isso reforçãmos a postagem anterior sobre as eleições dos conselhos gestores, candidatem-se, participem e cobrem nossos direitos. É dever da administração de cada unidade fazer com que os conselhos gestores se realizem efetivamente e que a partir deles saibamos dos problemas e dificuldades na saúde como um todo e não individualmente.
Indicação de Filme: Politicas de Saúde no Brasil - Um século de luta pelo direito à saúde. (Temos disponível para emprestar)
Luta do Movimento de Saúde para a construção da UBS no Pró Morar

Ivoneide(liderança do Mov. Saúde), Danilo(Psicologo CEDECA), Padre Ordean - Srs. Antonio / Jesulino "japones" - Lideranças comunitárias, Juliane(Psicóloga CDHS), Bete(acessora da Juliana Cardoso)
terça-feira, 5 de maio de 2009
PROCESSO ELEITORAL DOS CONSELHOS GESTORES DAS UNIDADES DE SAÚDE DA VILA PRUDENTE/ SAPOPEMBA
Com a finalidade de eleger os membros dos segmentos usuários e trabalhadores de saúde das Unidades de Saúde de Vila Prudente/ Sapopemba, ocorrerá o processo de eleição dos conselhos gestores das Unidades de Saúde. As inscrições dos candidatos serão feitas através de registro próprio junto à Unidade, no período entre 11 (onze) à 15(quinze) de Maio do ano de 2009 (dois mil e nove), no horário das 09:00 às 16:00 horas.
As eleições do segmento usuários ocorrerão no dia 02 (dois) de junho do ano de dois mil e nove, e as eleições por votação de trabalhadores ocorrerão no dia 04 (quatro) de junho do ano de dois mil e nove através de voto secreto em urna fixada em local acessível na Unidade, no horário das 09:00 às 17:00 horas, garantida a privacidade do voto, sob responsabilidade e organização da comissão eleitoral interna.
O processo deverá ser publicado em Diário Oficial e divulgado nas Unidades através de cartazes ou outros meios a critério da Comissão Eleitoral da Supervisão de Saúde.
A Unidades de AMA’s da Supervisão Técnica de Saúde de Vila Prudente/ Sapopemba não possuirão Conselhos Gestores exclusivos, entretanto poderão participar do processo eleitoral em conjunto com a Unidade de Saúde a qual estão acopladas, desde que não ultrapasse a proporção de 50% do total da representação em cada segmento no Conselho Gestor.
A relação nominal dos componentes da Comissão Eleitoral Interna deverá ser encaminhada à Comissão Eleitoral da Supervisão Técnica de Saúde de Vila Prudente/ Sapopemba até dia 06/05/2009.
Para o segmento dos usuários poderão candidatar-se apenas aqueles residentes na área de abrangência da Unidade, mediante apresentação de documento de identidade, comprovação de endereço e cartão da Unidade a qual pertence e pleiteará candidatura.
Para o segmento dos trabalhadores poderão candidatar-se apenas os trabalhadores da própria Unidade. Os funcionários das AMA’s, poderão concorrer do processo eleitoral em conjunto com a Unidade de Saúde a qual estão acoplados, excetos plantonistas eventuais.
Para o segmento da administração os representantes serão indicados pelo próprio gestor da Unidade.
O mandato dos membros dos Conselhos Gestores será de 02 (dois) anos, garantida somente uma única recondução. Fica vedada qualquer forma de remuneração aos membros dos Conselhos Gestores, cujas atividades são consideradas de relevância pública.
As apurações da urnas eleitorais ocorrerão no dia subseqüente a votação, a partir das 09:00 horas, sob organização e responsabilidade da Comissão Eleitoral Interna.
A posse dos membros dos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde de Vila Prudente/ Sapopemba dar-se-á no dia 19 (dezenove) de Junho de dois mil e nove, no CEU Rosa da China, sito na Rua Clara Petrela, 113 – Jardim São Roberto, às 09:00 horas e sua homologação será efetivada pelo Conselho Municipal de Saúde de São Paulo e após publicação no Diário Oficial da Cidade.
Dentre as funções do conselho gestor está acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de saúde prestados à população; examinar propostas, denúncias e queixas, encaminhadas por qualquer pessoa ou entidade, e a elas responder sobre a resolução das mesmas.
Curso capacita jovens em Gastronomia

Para participar é necessário ter de 18 a 29 anos, ter concluído o Ensino Médio, ter renda familiar de até três salários mínimos e, possuir interesse na área de alimentação e serviços.
O curso é composto por módulos que capacitam o jovem para possuir habilidades gastronômicas, noções de nutrição, melhor conhecimento da língua portuguesa, cidadania e história do Brasil. Além disso, ao longo do curso, o jovem vivencia todos os setores operacionais de um bifê.
No local, também existe um bifê, comandado chef David Hertz, que emprega os jovens ao término do curso.
Os interessados devem se inscrever até o dia 7 de maio.
Mais informações e inscrições no site: http://www.gastromotiva.org/
terça-feira, 28 de abril de 2009
Virada Cultural
Além do palcos na região central da cidade, onde ocorrem os principais shows, os CEUs também terão programações especiais.